Sites Grátis no Comunidades.net Hospedagem de Sites com cPanel, Domínio, Emails, PHP, Mysql, SSL grátis e Suporte 24h

Total de visitas: 2847781
 
Métodos comportamentais

 

 Planejamento Familiar

 

 

 

Os métodos Comportamentais, a mulher aprende a identificar o período fértil de seu ciclo menstrual, praticando a abstinência sexual durante alguns períodos. É um método que exige a colaboração do parceiro, pois durante o período fértil o casal não deve fazer sexo vaginal ou deve usar outro método contraceptivo, como os preservativos. Esses métodos são frequentemente usados por mulheres de determinadas religiões ou que tenham crenças culturais que impedem o uso de outros métodos.A eficácia desse grupo de métodos em geral é baixa, e o risco de gravidez é maior quando o casal tem relações sexuais nos dias férteis sem usar outro método contraceptivo. É importante lembrar que tais métodos não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS.

 

http://images.comunidades.net/enf/enfermagem/032_1000.jpg

 

Tabelinha

É um método frequentemente usado por várias mulheres até hoje, e funciona da seguinte forma: a mulher observa em sequência pelo menos 6 ciclos menstruais mentruais, para poder determinar o seu período fértil. Após observar os seis ciclos, ela subtrai 18 do número de dias do ciclo mais curto e 11 do número de dias do ciclo mais longo. Exemplo: imagine uma mulher que teve o ciclo mais longo de 30 dias, durante os seis meses de observação, e o mais curto de 25 dias.

Ciclo mais curto: 25 dias– 18= 7

Ciclo mais longo: 30 dias– 11= 19

Então esta mulher deverá se abster de sexo com penetração vaginal do 7 á 19 dias do seu ciclo. A cada mês o cálculo deve ser atializado, usando sempre os 6 ciclos mais recentes.

Este método não deve ser usado por mulheres que tenham ciclos irregulares, após o parto ou para mulheres em amamentação.

 

Muco cervical ou método de billings

Métodos comportamentais – Especial Métodos contraceptivos e planejamento familiar Neste método, a mulher determina o seu período fértil através da observação das mudanças de seu muco cervical, que é proveniente do colo do útero. Logo após a menstruação, a mulher passa por um período de ressecamento de sua vagina, e seu muco aumenta gradualmente, até ficar com um aspecto filante, elástico, escorregadio, similar a uma clara de ovo. A presença do muco com este aspecto é sinal de que a mulher está no período fértil, ou seja, tem chances de engravidar.

O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal nos dias em que o muco estiver com o aspecto em clara de ovo, e deve continuar com a abstinência sexual até quatro dias após o muco ter desaparecido. Este método deve ser usado após o parto ou em mulheres amamentando, ou quando a mulher apresente febre ou corrimento vaginal. No período fértil o casal pode sim namorar e trocar carícias, mas não deve haver contato da vagina com o pênis.

Temperatura basal

Este método baseia-se nas alterações causadas na temperatura do corpo pelos hormônios femininos. Quando a mulher ovula, ocorre um aumento de sua temperatura corporal de aproximadamente 0,5°C e assim permanece até a ocorrência da próxima menstruação.

Para usar este método, a mulher deve medir a sua temperatura corporal diariamente, a partir do primeiro dia da menstruação de manhã, deitada, antes de sair da cama. Ela deve registrar em um gráfico específico fornecido por seu médico. A mulher deve ter dormido no mínimo 5 horas durante a noite. O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal de quatro a cinco dias antes da data prevista da ovulação até o quarto dia da temperatura alta, que marca o fim do período fértil. Se uma mulher tiver febre ou outras alterações na temperatura corporal, a utilização deste método estará prejudicada.

Durante o período fértil, o casal pode namorar, mas não deve haver contato do pênis com a vagina.

Métodos comportamentais – Especial Métodos contraceptivos e planejamento familiar

Método sintotérmico

Neste método a mulher faz a combinação dos três métodos anteriores (tabelinha + temperatura basal + muco cervical), e observa os sinais e sintomas que indicam o seu período fértil. Mas quais são os sinais e sintomas que indicam o período fértil da mulher?

  • dor ou aumento abdominal
  • sensação de mamas inchadas
  • alterações no humor e na libido
  • aumento pequeno de peso
  • alterações no apetite
  • de peso ou de inchaço nas mamas, mudanças no humor e no desejo sexual, aumento de peso e do apetite.

No período fértil, o casal deve ter os mesmos cuidados citados nos métodos anteriores.

Métodos comportamentais – Especial Métodos contraceptivos e planejamento familiar

Coito Interrompido

Neste método, o homem retira o pênis da vagina antes da ejaculação. É um método amplamente usado, que não é seguro, pois o líquido seminal que sai do pênis um pouco antes da ejaculação frequentemente contém espermatozóides. Além disso, vários casais alegam frustração com o método, pois a relação sexual fica incompleta e muitas vezes o homem não consegue interromper a relação e tirar o pênis da vagina antes que ocorra a ejaculação. Este método, se usado com freqüência, pode gerar dor pélvica crônica na mulher, pois como não há orgasmo, os vasos sanguíneos da região da pelve se dilatam, com acúmulo de sangue na região. Os homens podem ter, ao longo do tempo, disfunção erétil e ejaculação precoce