Total de visitas: 2770211
 
Frutas e Verduras Podem Combater O Câncer


 Benefícios das frutas

A romã, o tomate, laranja, limão e outras fruta que tem origem no Oriente Médio, possui substâncias antioxidantes e antiinflamatórias que ajudariam no tratamento de doenças. A equipe da Universidade de Wisconsin iniciou o estudo testando o efeito do suco de romã sobre culturas em laboratório de células humanas de câncer de próstata.

Na experiência, eles descobriram que o extrato da fruta matava as células cancerosas. Quanto maior a dose, mais células morriam. Em seguida, os pesquisadores injetaram células humanas de câncer de próstata em ratos e depois administraram a um grupo dessas cobaias uma dose de água pura, enquanto outros dois grupos receberam água com porcentagem de 0,1% ou 0,2% de suco de romã.

O avanço do câncer foi reduzido de forma significativa nos ratos que receberam a maior dosagem de suco de romã. "Há bons motivos agora para testar esta fruta em seres humanos, tanto para a prevenção quanto para o tratamento de câncer", disse Hasan Mukhtar, que liderou a pesquisa nos Estados Unidos.

Composto natural

Os pesquisadores descobriram que um composto natural, chamado inositol pentaquisfosfato, encontrado na maioria dos legumes e também em farelo de trigo e em frutas secas, bloqueia a atividade da enzima. Quando eles testaram a ação do composto em ratos com câncer de ovário e pulmão, eles descobriram que ele não somente bloqueava o crescimento dos tumores, mas também melhorava o efeito de outras drogas anti-câncer. Além disso, o composto não é tóxico, diferentemente de agentes quimioterápicos convencionais.

“Nosso estudo sugere a importância de uma dieta rica em alimentos como feijão, frutas secas e cereais para ajudar a prevenir o câncer”, diz Marco Falasca, um dos autores do estudo.

“Nosso trabalho vai se concentrar em estabelecer se o composto pode ser desenvolvido em um agente anti-câncer para terapia humana”, diz.

Consumo de cenoura é recomendado por cientistas

O falcarinol, uma substância natural presente na cenoura, pode ajudar a evitar o câncer, segundo uma pesquisa da Universidade de Newcastle Upon Tyne, na Inglaterra. “Já sabemos que a cenoura faz bem para a saúde e pode reduzir o risco de câncer, mas até agora não sabíamos qual era o elemento que tinha estas propriedades específicas”, disse Kirsten Brandt, uma das participantes do estudo. “Agora precisamos avançar um passo além e descobrir quanto falcarinol é preciso para evitar que o câncer apareça.”

Os cientistas esperam que a descoberta leve à criação de uma nova geração de drogas para combater o câncer, além de ajudar no desenvolvimento de cenouras que tragam mais benefícios à saúde.

Fungos

O falcarinol protege as cenouras contra doenças causadas por fungos. Para conferir se a substância poderia ser usada no tratamento de câncer, conforme sugerido por estudos anteriores, os cientistas fizeram testes com 24 ratos que tinham tumores que ainda não haviam se desenvolvido.

Depois de 18 semanas, os ratos em cuja ração foi acrescentada cenoura e aqueles que receberam suplementos de falcarinol se mostraram uma tendência um terço menor de desenvolver temores cancerígenos do que os animais que comeram outros tipos de comida.

A pesquisa foi feita com cenouras cruas, então não é possível dizer se o legume cozido tem o mesmo efeito. Os detalhes da descoberta foram relatados na revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry.

 

Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net