Total de visitas: 2103846
 
Exames Ginecológicos

 

 

EXAME GINECOLÓGICO

O exame ginecológico propriamente dito se compõe de três aspectos:
 

 

a inspeção da genitália externa ou vulva,,

 

O exame especular

 

O toque bimanual

Inspeção da genitália externa ou vulva

constitui-se dos órgãos a seguir:
 

 

monte pubiano, coxim gorduroso recoberto de pêlos

 

grandes lábios, que são pregas de tecido adiposo

 

pequenos lábios, pregas avermelhadas que se unem anteriormente formando o clitóris

 

clitóris

 

vestíbulo, fossa com formato navicular entre os pequenos lábios

 

intróito vaginal, na porção posterior do vestíbulo que, nas mulheres virgens está encoberto pelo hímen

 

as aberturas das glândulas de Bartholin, localizadas ao lado da abertura vaginal

 

o orifício da uretra, que se abre dentro do vestíbulo, entre o clitóris e a vagina

 

as glândulas parauretrais ou de Skene, ao lado da uretra

 

O períneo, tecido existente entre o intróito vaginal e o ânus.

 

Material utilizado no exame ginecológico

Exame Especular

A vagina é um tubo oco que se estende entre a uretra e o reto e termina em fundo de saco. Ela deve ser inspecionada durante a retirada do espéculo. O útero é um órgão fibromuscular que se constitui de corpo, istmo e colo uterino ou cérvix que faz protusão para dentro da vagina . O colo uterino possui uma fenda que marca a comunicação através do canal cervical para a cavidade uterina. O colo uterino, após completamente visualizado quando da abertura do espéculo, deve ser observado quanto à sua posição, coloração, presença de ulcerações, massas, sangramentos ou secreção. Deverá ser colhido material para o exame direto de secreção vaginal e amostras para a citologia, conhecido como Papanicolau

 

Exame especular

 

Coleta do exame citopatológico

Exame de Toque Bimanual

A cada lado do fundo uterino se estende uma Trompa de Falópio, cuja extremidade franjada e afunilada se curva em direção aos Ovários. Com a mão enluvada devem ser introduzidos na vagina os dedos indicador e médio com o objetivo de determinar a posição, formato, consistência, regularidade, mobilidade e hipersensibilidade do útero e ovários. O fundo de saco vaginal deve ser palpado para identificar os ovários atentando para o tamanho, formato, consistência, mobilidade e hipersensibilidade.

 

Exame de Toque Retal

O exame de toque retal pode ser necessário na determinação de tumores pélvicos, nas pacientes idosas ou nas mulheres virgens.

 

 

Exame Ginecológico
Preventivo do Câncer
Papanicolau - Citologia Oncótica
 

 


O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização. O objetivo deste artigo é responder a maioria das perguntas para que as mulheres possam entender COMO e PORQUE é realizado este exame.

O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolau em 1940. O sucesso do teste é porque êle pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.
Quem pode e deve fazer o exame?

Todas as mulheres com ou sem atividade sexual devem fazer o exame anualmente.
Qual a melhor época para fazê-lo?

No mínimo uma semana antes de sua menstruação. Evite duchas, cremes vaginais, e relações sexuais tres dias antes do exame.
No que consiste o exame ginecológico ?

O exame completo é constituído do exame das mamas ( aguarde artigo sobre este exame) e depois o exame ginecológico.

Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um espéculo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero.
Mulheres virgens também devem ser examinadas ?

Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame.
O que o médico vê lá dentr ?

O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.
 
O que é o colo do útero?

Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.
(Para visualizar melhor as imagens clique em cima delas)
Imagem normal do colo do útero. Imagem do colo do útero com inflamação.
E o exame preventivo de câncer, o que é?

Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e fora do Brasil é conhecido como Pap Test ou Pap Smear.

Este exame pode ser complementado com a Colposcopia. (aguarde artigo sobre este exame)
Quais são os possíveis resultados?

O resultado é normalmente fornecido em Classes de Papanicolau que variam de I a V e que devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Um exame classe V nem sempre quer dizer uma doença malígna.
Mas este exame só serve para isto?

Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina e do colo do útero. Por isto é importante que seja o seu médico quem interprete o exame e lhe dê medicamentos específicos para estas alterações.
O exame dói?

Não. É preciso estar relaxada. Converse com seu médico se estiver com medo.
Onde fazer o exame?

Se você tem um convênio médico ou usa um médico particular marque uma consulta com seu médico ginecologista de confiança.

Este exame também pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.

 

 

Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net