Sites Grátis no Comunidades.net

Total de visitas: 2826069
 
(SAE)

 

Sistematização da Assistência de Enfermagem...O que é isso?

 

Imagine a Enfermagem apenas como uma arte de cuidar...Isto é verdade?
Bem, não podemos negar que a enfermagem tem o papel de cuidar, porém, nosso dever vai muito além disso.
A resolução 272 do COFEN, de 2002, determina que a implementação da SAE deve ocorrer em toda instituição de saúde púplica ou privada.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método científico de trabalho que proporciona melhoria significativa da qualidade da Assistência prestada ao cliente através do planejamento individualizado das ações de Enfermagem elaboradas pelo profissional enfermeiro. O primeiro passo para a implementação da SAE é a escolha de uma teoria de enfermagem, que é usada para direcionar as demais etapas da sistematização da assistência. Após isto, é implementado o processo de enfermagem que é constituido por 5 etapas:

  1. Investigação
  2. Diagnósticos de enfermagem
  3. Planejamento dos resultados esperados
  4. Implementação da assistência de enfermagem
  5. Avaliação da assistência de enfermagem

Este processo fornece estrutura para a tomada de decisão durante a assistência de enfermagem, tornando-a mais científica e menos intuitiva. Ou seja, isto nos mostra mais do que nunca que a enfermagem é uma ciência muito além de apenas cuidar do paciente. Portanto enfermeiros, vamos fazer ciência e mostrar realmente do que somos capazes. Lembre-se: um hospital sem enfermagem simplesmente não funciona!