Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Total de visitas: 2809168
 
Alimentação Natural

 ALIMENTOS NATURAIS SÃO BONS PARA A SAÚDE

 

No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibóticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

Benefícios e Vantagens:

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;
- São mais saborosos;
- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;
- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

Desvantagem: 

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

 

Fruta 

A palavra fruta tem muitos significados diferentes, dependendo do contexto em que se utiliza. Em botânica, um fruto é o ovário e sementes amadurecidas de uma planta em flor, e em muitas espécies, o fruto incorpora o ovário e os tecidos circundantes. Os frutos são assim, em botânica, os meios pelos quais as plantas florescem e disseminam as sementes.

Na cozinha, quando os alimentos são denominados frutos, o termo é mais utilizado para designar os frutos de plantas comestíveis, doces e carnudos, e que incluem, como exemplo, ameixas, maçãs e laranjas. Apesar de em culinária a palavra fruta ter uma utilização limitada, um grande número de produtos hortícolas, como nozes ou grãos, são também denominados em botânica como os frutos de várias espécies vegetais. Não existe uma única terminologia que realmente encaixe a enorme variedade que é possível de encontrar entre os frutos das plantas.

A grande maioria dos frutos, incluindo a fruta carnuda como a maçã, o pêssego, pêra ou manga são comercialmente valiosos para a alimentação humana, sendo consumidos frescos ou desidratados, em conserva ou na forma de compotas. Muita fruta é utilizada para fazer bebidas, como sumos de frutas (sumo de laranja, sumo de maçã, sumo de uva, etc) ou para fazer bebidas alcoólicas, como o vinho e aguardente.

Vários legumes são na realidade frutos botânicos, como o tomate, a beringela, o pimento, a abóbora, o feijão verde ou o pepino. Também as especiarias como a baunilha, a paprika, a pimenta da Jamaica e pimenta preta têm origem em frutos, mais especificamente em bagas.

Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento

 

Ingredientes

  • 12 ovos de codorna
  • 250 g de folhas misturadas (agrião, azedinha, dente-de-leão, rúcula, beldroega)
  • 8–12 flores de capuchinha (ou outras flores comestíveis)
  • 1 cebola roxa
  • 30 g de sementes de abóbora descascadas
  • Vinagrete:
  • 3 colheres (sopa) de óleo de semente de abóbora
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de vinagre de framboesa
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora

 

Modo de preparo

Coloque os ovos de codorna numa panela com água fria, deixe levantar fervura e cozinhe por 4 ou 5 minutos até ficarem duros. Esfrie-os sob água corrente. Reserve. Lave as folhas, removendo talos e folhas machucadas. Agite-as até secarem e corte ou pique em pedaços pequenos.

Remova os caules das flores. Se necessário, limpe-as cuidadosamente com papel-toalha. Descasque a cebola e corte-a em tiras finas. Torre as sementes de abóbora numa frigideira sem óleo. Assim que dourarem e exalarem bom perfume, coloque-as num prato e deixe esfriar.

Coloque as folhas numa travessa grande e espalhe por cima as tiras de cebola. Descasque os ovos de codorna e corte-os ao meio. Decore a salada com as metades dos ovos e as flores comestíveis.

Para o vinagrete, bata bem numa tigela com um batedor de ovos o óleo de semente de abóbora, o suco de limão e o vinagre de framboesa. Tempere com sal e pimenta.

Despeje o vinagrete sobre a salada. Polvilhe-a com as sementes de abóbora e sirva em seguida. Para acompanhar, torrada com manteiga ou pão francês fresco.

Rendimento: 5 porções
Tempo: 30 minutos